Atualmente, os incentivos para bicicletas elétricas estão ganhando popularidade na América do Norte, promovendo alternativas mais saudáveis e ecológicas ao uso de carros. Entretanto, é importante entender o impacto completo dessas iniciativas.
Incentivos para bicicletas elétricas: um investimento que vale a pena
Os incentivos para a aquisição de bicicletas elétricas, também conhecidas como e-bikes, estão em alta na América do Norte. Estes incentivos visam tirar as pessoas dos carros e colocá-las em alternativas mais saudáveis e amigáveis ao meio ambiente. Contudo, é essencial compreender os impactos completos desses incentivos.
Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa em Transporte Ativo (REACT) da UBC têm algumas respostas. Eles pesquisaram participantes de um programa de incentivo para e-bikes oferecido pelo Distrito de Saanich, B.C., e descobriram que a maioria dos novos usuários de e-bikes continuou a usá-las regularmente como substituto ao carro, mesmo um ano após a compra. Surpreendentemente, as famílias de baixa renda reduziram suas viagens de carro e diminuíram as emissões de carbono de maneira significativa. Portanto, os incentivos são uma forma econômica de reduzir as emissões de carbono.
Redução das viagens de carro
O programa de Saanich, disponível em 2021 e 2022, ofereceu três diferentes descontos para reduzir o custo das novas e-bikes, dependendo da renda do beneficiário. O desconto básico foi de $350, enquanto as famílias de menor renda podiam receber até $1.600.
Os resultados mostraram uma adoção significativa de e-bikes, com 93% dos usuários sendo novos nesse tipo de bicicleta e 60% sendo novos no ciclismo. Um ano após a compra, os usuários continuaram satisfeitos com suas e-bikes, integrando-as em suas rotinas de três a quatro dias por semana. Eles reduziram a viagem semanal de carro em média de 48 quilômetros, uma redução de 30 a 40%.
“O incentivo não apenas encorajou as pessoas a trocarem para e-bikes, mas também resultou em mudanças notáveis no comportamento de viagem que persistiram por muito tempo após a compra,” disse o Dr. Alex Bigazzi, investigador principal e professor associado de engenharia civil na UBC, que lidera o REACT.
Os incentivos tiveram o maior impacto nos grupos de menor renda. Entre aqueles que receberam o incentivo de $1.600, oito em cada dez não teriam comprado uma e-bike sem ele, em comparação com apenas dois em cada dez que receberam o incentivo de $350.
Bicicletas elétricas: menores emissões de carbono
Com menos condução, os usuários reduziram suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas ao transporte em média de 16 quilogramas de CO2 por semana, um ano após a compra das e-bikes. Notavelmente, aqueles que receberam os maiores incentivos reduziram mais o uso do carro e as emissões de carbono.
“Os maiores incentivos destinados às famílias de menor renda foram ótimos para colocar novos ciclistas na estrada e ofereceram uma alternativa de menor custo ao uso do carro,” disse o Dr. Bigazzi.
Bicicletas elétricas: mais econômico que incentivos para carros elétricos
Uma crítica comum aos incentivos para e-bikes é seu alto custo relativo aos benefícios climáticos, mas o programa de Saanich foi competitivo com outros subsídios de transporte no Canadá, com um custo de aproximadamente $190 a $720 por tonelada de emissões de GEE reduzidas.
“Isso sugere que os incentivos para e-bikes são mais econômicos na redução de emissões comparados aos incentivos para carros elétricos, e isso sem incluir uma gama de benefícios relacionados ao ciclismo, como aumento da atividade física, redução de poluentes locais e diminuição dos custos de viagem,” disse o Dr. Bigazzi.
“Nós realmente valorizamos essas oportunidades de colaborar com pesquisadores que nos fornecem as informações mais atuais para orientar nossa tomada de decisões,” disse o prefeito de Saanich, Dean Murdock. “Estamos entusiasmados com os resultados deste estudo, que reafirmam os benefícios de fornecer mais incentivos para que as pessoas usem e-bikes em suas vidas diárias. Quanto mais fácil e acessível pudermos tornar esse processo para as pessoas, mais interesse e adoção provavelmente veremos nesses modos de transporte sustentáveis, equitativos e eficientes.”
O REACT Lab fez parceria com a Província de B.C. e outros pesquisadores para estudar o programa de incentivo para e-bikes em toda a província. O escopo mais amplo permitirá que os pesquisadores analisem fatores como variações no clima e terreno e a disponibilidade de rotas seguras para ciclismo, a fim de entender melhor suas influências.
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